Se essa rua fosse minha II

Por Carlos Monteiro*

Uma fezinha no Barão de Drummond forma o bloco de logradouros animalescos: caminho dos Cachorros em Senador Camará, rua do Papagaio em Inhoaíba, beco das Sardinhas no Centro, rua dos Periquitos na Pavuna, travessa Jacaré no Jacarezinho, rua das Borboletas em São Cristóvão, rua do Pirilampo e da Fragata na Curicica, estrada do Focinho de Porco na Itaóca, rua do Pavão e do Avestruz em Campo Grande, rua Onça de Pitangui, da Onça Pintada e do Lagarto em Campo Grande, rua da Gaivota no Galeão e Inhoaíba, rua Gavião no Galeão, rua das Caravelas no Jardim Guanabara, rua do Colibri na Taquara e em Todos os Santos. Estrada do Biguá no Alto da Boavista, rua Ilha das Cobras nos Bancários e rua Galo Branco no Jardim Guanabara, ambas na Ilha do Governador, rua Galo da Serra na Cidade nova, rua Ilha do Veado em Piratininga, rua do Javali em Vilar dos Teles… é bicho que não acaba mais, um zoológico completo. No bicho do futebol, seria uma vaquinha.

Negócio da rua China em Campo Grande. O mapa-múndi sem sair do Rio. Avenidas Paris, Nova York e Londres em Bonsucesso, a rua Roma no Recreio dos Bandeirantes, a rua Lisboa na Penha Circular, a rua Argentina em São Cristóvão, a rua República do Peru em Copacabana, a avenida República do Chile no Centro e a rua Chile em Bangu, em Bonsucesso e na Penha, – vai gostar de homenagear o país vizinho assim lá na Conchinchina -, as avenidas República do Líbano, República Árabe da Síria, República do Paraguai, com sua versão de rua em Bangu, e rua México, no Centro, a rua Paraná na Piedade, a rua Cuba na Penha, a rua Estados Unidos no Jardim América, a rua São Paulo no Sampaio, a rua Curitiba em Realengo, a rua Londrina em Braz de Pina e a rua Pará na Praça da Bandeira. Viajei.

Na rua da quitanda um hortifrúti completo. Tem a rua que é uma Uva e a do Limão – faz uma limonada – em Bangu, a rua das Maçãs e da Laranja Lima em Cosmos, a rua da Melancia, a do Melão, a dos Morangos em Curicica, um verdadeiro pomar que frutifica mais e mais. A rua bananal em Inhoaíba e a estrada homônima em Jacarepaguá, a rua da Batata na Penha e a rua das Laranjeiras no mesmo bairro. Tem feijoada completa com as ruas do Arroz, do Feijão e da Farinha na Penha, da linguiça em Manguinhos e a travessa do Sal na Cidade de Deus.

A rua da Esperança, no Recreio dos Bandeirantes e em Jacarepaguá, é a última que morre. Acompanha a estrada da Paz no Alto da Boavista, a rua do Amor em Santa Cruz, a praça da Caridade em Vargem Grande, a estrada Belo Vale no Tanque, rua da Bondade e a rua Graça e Paz em Paciência, a rua Bela em São Cristóvão. Vê Lume das Estrelas na rua de Inhaúma, numa rua Noite Estrelada na Barra da Tijuca e na rua Chuva de Prata no Rio Comprido. Poesia em lirismo para a rua do Poeta em Guadalupe, fazer rua dos Poemas na Freguesia. A rua Aprazível leva à rua Paraíso em Santa Teresa, a rua da Luz em Pedra de Guaratiba, leva à avenida Nirvana em Maricá.

Então ‘tá’ combinado na Broadway da Barrinha. Numa banheira de espuma, na rua do Motel em Morretes, no Paraná, na rua Suíte Ingênua, no Capão Redondo, ocorre a rua Pendura a Saia em Nova Iguaçu, caem a rua dos Botões em Imperatriz no Maranhão. É o encontro da praça dos Namorados na Saúde em São Paulo. Enamorados acontece a rua da Relação, se vão a praça Sonhos de Menina no Tucuruvi em São Paulo. É a rua Só Nós Dois no bairro Passarinho em Recife. Da rua da Costela de Adão em Jacarepaguá, sai a rua Eva na Penha: não houve avenida Penetração em Fortaleza no Ceará. É estrada do Pau da Fome, é estrada do Pau-Ferro na Freguesia e na Taquara e não é o fim do caminho. A rua Caminho de Pedras está lá para atrapalhar. Tem a rua Armando Pinto no Sumarezinho e a rua Tapaxanas no Horto Florestal, ambas em São Paulo. A rua das Ninfas na Vila Oceanópolis em Mongagua, assistia tudo e não dizia nada assim como os botões do canal exclusivo com Roberto Carlos. Entendedores, entenderão. É puro rua do Prazer no Marabaixo em Macapá.

(Continua…)

*Carlos Monteiro, 61, é cronista, jornalista, fotógrafo e publicitário carioca. Flamenguista e portolense roxo, mas, acima de tudo, um apaixonado pela Cidade Maravilhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s