HU explica ‘sumiço’ de leitos de enfermaria covid

Cinquenta leitos extras continuam existindo, mas são usados conforme a necessidade

Cecília França

Foto em destaque: Hospital de Retaguarda do HU-UEL/Divulgação

Postagens nas redes sociais feitas ao longo da semana questionaram o “sumiço” de 60 leitos de enfermaria exclusivos para covid-19 em Londrina. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a oferta já foi de 130 leitos, 140, 156, e hoje está em 96. O Hospital Universitário (HU) explica, no entanto, que 50 leitos extras continuam existindo, mas não são exclusivos para pacientes covid.

“O número de leitos disponibilizados levou em consideração a capacidade institucional, haja vista que, para garantir seu funcionamento é necessário, além da estrutura física, infraestrutura de recursos humanos, materiais e equipamentos”, explica a instituição em nota à imprensa.

Os leitos covid disponibilizados no HU encontram-se assim discriminados: 66 de UTI Adulto; 14 de UTI pediátrica; 96 de enfermaria exclusivos e 50 não exclusivos. Uma fonte ligada ao hospital disse à Lume que a possibilidade de manejamento desses leitos entre pacientes de várias enfermidades é que tem evitado o colapso no hospital.

A opção por não incluir os 50 leitos extras no cálculo de ocupação veiculado pelo boletim epidemiológico ocorre, de acordo com o HU, pelo fato de estes não serem exclusivos. A direção acrescenta:

“A mudança dos valores relativos ao número de leitos de Retaguarda Clínica COVID foi necessária, tendo em vista uniformizar as informações veiculadas nos diferentes relatórios e documentos oficiais, que versam sobre os indicadores de ocupação da capacidade instalada, bem como, frente à impossibilidade do HU-UEL em manter o atendimento exclusivamente para a população COVID, conforme estabelecido no início da Pandemia. Cabe salientar que esta foi uma decisão do Comitê de Crise do município, o qual é composto por gestores das instituições de saúde e autoridades sanitárias de Londrina.”, finaliza a direção.

No último fim de semana, a enfermaria covid do HU chegou a 110% de ocupação e as UTIs a 96%. A ocupação total das unidades de terapia intensiva, no entanto, é mais baixa porque a prefeitura tem outros 40 leitos da modalidade contratados junto ao Hospital do Coração.

De acordo com o boletim publicado ontem, 98% dos 96 leitos de enfermaria estavam ocupados em Londrina e isto significa que há apenas duas vagas livres. Caso ocupadas, o HU inicia o uso dos 50 leitos extras.

Um comentário em “HU explica ‘sumiço’ de leitos de enfermaria covid

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s