Emerson Henrique é condenado por tentativa de feminicídio contra Néia Mariano

Cecília França

Após cerca de 12 horas de julgamento, o reú Emerson Henrique de Souza foi condenado a 23 anos e 4 meses de reclusão pela tentativa de feminicídio contra Cidnéia Aparecida Mariano, conhecida como Néia. Todas as agravantes apresentadas na denúncia do Ministério Público foram acatadas, como reincidência, antecedentes criminais e violência doméstica. Na leitura da sentença foi destacado que “o comportamento da vítima em nada contribuiu para o caso”.

Silvana Mariano, irmã da vítima, diz que a condenação é uma resposta adequada da sociedade à violência contra a mulher e ao feminicídio. ” É claro que isso não altera em nada o estado da Néia, mas, pelo menos, a gente percebe que a sociedade, criminalmente, dá uma resposta”, disse ela à Lume logo após o julgamento, quando deixava o Fórum após o dia todo de vigília em ato organizado pela Frente Feminista.

Silvana diz que houve receio por parte delas de que a tese da defesa pudesse ser acatada pelo corpo de jurados. “A defesa fez inúmeras argumentações de lesão corporal, de que o réu voluntariamente interrompeu a agressão, ficamos bem apreensivas com a possibilidade do júri acolher essa tese, seria uma humilhação”, afirma.

Para ela, foi dado um recado à sociedade “de que mulher não é propriedade”.

O caso

Néia foi agredida em abril de 2019 e abandonada por Emerson, seu ex-companheiro, em uma estrada rural. Encontrada por uma mulher, foi levada ao hospital, onde permaneceu internada por dois meses. As sequelas da asfixia sofrida a deixaram tetraplégica e sem fala. Há pouco tempo a ex auxiliar de cozinha, mãe de quatro filhos, conseguiu recuperar a autonomia para respirar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s