Cada grupo de 100 londrinenses repassa a Covid para outros 118

Presidente da Associação Médica diz que situação ficará “mais triste” se cidadãos não seguirem as orientações de prevenção

Nelson Bortolin

Londrina está na classificação de alto risco para Covid-19, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conass/Conasems). E o R0, indicador que mede a transmissibilidade da doença, subiu de 1,15 para 1,18 na cidade na última semana. Isso significa que cada grupo de 100 londrinenses repassa o novo coronavírus para 118.

“Realmente a pandemia segue em expansão no município de Londrina, com elevação do número de notificações de SG (Síndrome Gripal), SRAG (Síndrome Respiratória aguda Grave), média móvel de casos confirmados e de óbitos, atingindo os piores números desde início da pandemia”, afirma a presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Beatriz Tamura.

Ela ressalta que há surtos da doença inclusive em unidades de saúde, o que resulta no afastamento de profissionais da área e o cenário será “ainda mais triste” se a população não obedecer as recomendações de prevenção. A proximidade das festas de fim de ano são outro motivo de preocupação, segundo a médica.

Neste domingo (20), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou 187 novos casos confirmados da doença e mais uma morte, de uma mulher de 54 anos. Ao todo, desde o início da pandemia, são 18.925 casos na cidade com 405 mortes, ou seja, uma taxa de 2,14% de mortalidade.

Há 462 casos ativos e 97 pessoas internadas, sendo 46 em UTIs.

A média móvel diária de novos casos é de 211 e, a de mortes, de 3,6 neste domingo.

Sexta-feira (18) foi o dia com as mais altas médias móveis de novos casos e de óbitos na cidade.

A média móvel é a soma dos casos ou mortes nos últimos sete dias, dividida por sete.

Clique aqui e confira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s