Número de novos casos de Covid volta a subir na cidade

Enquanto as internações e mortes se mantêm em curva descendente, o número de pessoas infectadas dobra em relação ao começo do mês

Nelson Bortolin

O número de novos casos de Covid-19 em Londrina voltou a preocupar as autoridades de saúde, depois de uma queda importante na comparação com o pico da pandemia, no final de setembro. A média móvel diária de novos casos, que é a soma do número de novos casos dividida por sete, chegou a 98 nesta sexta-feira (20). No dia 6 de novembro, essa média estava em 48. A última vez que o indicador esteve acima de 100 foi em 10 de outubro.

Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade não teve nenhuma morte por Covid-19 na sexta-feira. A média móvel diária de óbitos ficou abaixo de 1, o que não acontecia desde 29 de agosto.

Havia 52 pessoas internadas em enfermarias e UTS da cidade, sendo o número mais baixo desde 20 de agosto.

A presidente da Associação Médica de Londrina (AML), Beatriz Tamura, chama atenção para o fato de que a pandemia está atingindo bem mais os jovens, de 20 a 39 anos. Segundo ela, em maio, essa faixa respondia por 33,7% dos casos e agora responde por 50,2%. “Na faixa etária acima de 60 anos, observa-se uma redução no mesmo período, de 23,1% para 14,3% dos casos confirmados”, conta.

A médica ressalta que, neste mês, foram desativados 10 leitos de UTI para adultos e 9 para crianças específicas para Covid no Hospital Universitário. Também foram desativos 40 leitos de UTI Covid para adultos no Hospital do Coração.

“No momento não há registros de surtos, portanto precisamos estar atentos e continuar a adotar as medidas individuais de prevenção de contaminação para não nos colocarmos em risco, assim como nossos familiares e amigos”, declara.

Durante a primeira live após sua reeleição, o prefeito Marcelo Belinati disse na quinta-feira (19) que é preciso redobrar atenção porque a pandemia voltou a sair do controle em cidades próximas. Ele mostrou imagens da guarda municipal interrompendo uma festa com 400 pessoas em Londrina, a maioria sem máscaras, no último final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s