Candidatos a prefeito são convidados a assumir compromissos com a população de rua

Seminário promovido nesta segunda-feira (9) pelo Práxis Itinerante Pop Rua da UEL e parceiros pretende informar postulantes sobre direitos dessas pessoas

Cecília França

Foto em destaque: Bruno Mazonni

Acontece na manhã desta segunda-feira (9), de forma virtual, o II Seminário Temático Práxis Itinerante Pop Rua, com as presenças dos candidatos a prefeito de Londrina. O evento tem como objetivo fornecer informações sobre a população de rua por meio de uma mesa-redonda com as participações de representantes do Ministério Público do Paraná e da Defensoria Pública da União.

Na oportunidade, os dez candidatos serão convidados a assumir compromissos públicos com esta população. Cada um deles recebeu uma carta com reivindicações baseada em dados da Pesquisa Pop Rua, de 2018, e na pauta de reivindicações divulgada pelo Movimento Nacional da População de Rua (MNPR)-Núcleo Londrina em seu dia nacional de luta (19 de agosto).

A abertura do evento será feita, às 9h, pelo professor Fábio Lanza, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pela promotora Susana de Lacerda. Na sequência tem início a mesa-redonda “Consolidação de direitos da pessoa em situação de rua”, com o procurador de justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto (coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos-CAOP) e Renan Sotto Mayor de Oliveira, Defensor Público Federal e presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Cartaz de divulgação do evento

“O projeto do Práxis tem um objetivo com essa ação: dialogar com os candidatos, capacitar os candidatos a respeito dessa temática, para que aquele que for eleito possa retornar em dezembro e a gente possa contribuir ainda mais com a próxima gestão”, afirma Lanza. Uma segunda etapa do seminário está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro com o candidato eleito e coordenador do MNPR local e nacional.

O Práxis Itinerante desenvolveu a pesquisa mais recente sobre a população de rua de Londrina, em 2018, quando foram abordadas quase mil pessoas. Os pesquisadores consideram o número uma amostra da realidade. Para Lanza, o ano de 2020, com a pandemia, teve um aspecto positivo para esta população – a criação dos isolamentos –, mas outros desafiadores.

“Tivemos um olhar atento à forma como a gestão se organizou com a participação das instituições locais, os abrigos para acolher em situação emergencial, isso foi muito bom. No entanto também tivemos situações muito complexas, como aquele episódio da rodoviária, o ‘acampamento’ que se formou na frente do Centro Pop”, exemplifica. “O ano de 2020 é um ano para a gente nunca mais esquecer e pensar em um futuro diferente”.

Lanza define a população de rua como “sentinelas do futuro”. “Eles estão nos dando os caminhos daquilo que Londrina precisa melhorar”, explica. “É uma cidade bonita, acolhedora, centro de referência em saúde, em ensino superior e precisamos ser um centro econômico e social, não podemos achar que 2 mil, 3 mil pessoas na rua é natural, pelo contrário, temos que mudar, desnaturalizando e visibilizando essa nova contradição. Se Londrina quer ser moderna precisa ser moderna para todos”, finaliza.

A realização do seminário tem como parceiros Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado do Paraná, MNPR, UEL e Práxis.

Serviço

II Seminário Temático Práxis Itinerante Pop Rua
Horário: 9h
Programação: Mesa-redonda “Consolidação de direitos da pessoa em situação de rua”, com Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador de Justiça do Estado do Paraná e Dr. Renan Sotto Mayor de Oliveira, Defensor Público Federal e presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)
Assinatura de termo de compromisso e pronunciamento dos candidatos a prefeito de Londrina
Acompanhe pelo Youtube do Práxis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s