Outubro Rosa: Saúde libera mais de 2 mil exames de mamografia em Londrina

Outros 3 mil exames preventivos de colo de útero estão disponíveis para mulheres ao longo do mês; agendamento deve ser feito nas Unidades de Saúde

Cecília França

A Secretaria de Saúde de Londrina disponibiliza neste mês 2.510 mamografias para mulheres que se enquadram nos critérios para realização anual do exame. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, período de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, e também pode reverter a queda na realização do procedimento decorrente da pandemia do novo coronavírus. Do início do ano até o mês de setembro, o município havia disponibilizado 1.444 mamografias, das quais pouco mais da metade, 746, foi realizada.

Também estão sendo ofertadas mais de 3 mil vagas para exames preventivos de colo de útero. Ambos os procedimentos visam o diagnóstico precoce dos tumores de mama e colo uterino. “O principal objetivo da realização do exame e do preventivo é o diagnostico precoce para dar a oportunidade a essa mulher de realizar o tratamento o mais rápido possível. A taxa de cura pode chegar a 95% com diagnóstico precoce”, destaca Priscila Colmiran, coordenadora de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde.

A queda na procura pelos exames foi mais acentuada a partir de março, justamente quando a pandemia teve início na cidade. “A gente teve uma redução na procura até por medida de precaução das pessoas que seguiram mais à risca o isolamento”, avalia a coordenadora.

Foi o caso da dona de casa Arlete Miranda, 58, moradora da Zona Norte. Hipertensa e portadora de bronquite asmática, ela foi orientada por profissionais de saúde a evitar as unidades para exames de rotina por ser grupo de risco para Covid-19. “Minha afilhada foi buscar um medicamento para mim no ‘postinho’, logo no início da pandemia, e eles mandaram me avisar que era para eu tomar muito cuidado. Eu escolhi não fazer exame nenhum para não me arriscar”, conta.

A coordenadora de saúde da mulher diz que exames eletivos (não urgentes) foram adiados como forma de prevenção nos últimos meses. Mesmo agora, durante o Outubro Rosa, os atendimentos estão sendo agendados em horários mais espaçados, seguindo os protocolos de segurança.

Dia “D”

Amanhã (17) acontece o Dia “D”, data em que as unidades de saúde (UBS) funcionam no sábado, das 8h às 17h, para atender àquelas pessoas com dificuldade de acessar o serviço durante a semana. Além dos exames de mamografia e preventivo de colo de útero, também será ofertada multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos.

“Quem não consegue ir no sábado, ou não conseguir o agendamento, pode estar marcando o atendimento para durante a semana”, informa Priscila. Além das unidades urbanas, as UBS de Guaravera e Lerroville também funcionarão amanhã. A mamografia deve ser feita anualmente por mulheres com mais de 50 anos. Para aquelas com histórico familiar, recomenda-se a partir dos 40 anos.

Clique aqui para mais informações e contatos das unidades de saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s