Moradores denunciam retirada de pertences em operação na rodoviária

Cecília França

Pessoas em situação de rua que ocupavam o Terminal Rodoviário de Londrina reclamam que pertences pessoais foram levados durante a operação realizada no local na última quinta-feira. De acordo com os relatos, um caminhão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) retirou o que havia ficado no saguão após a saída das Kombis com os que foram destinados ao abrigo. Eles reclamam do extravio de roupas, cobertores, colchões e até documentos pessoais.

Robson Alves é um dos que afirma ter perdido documentos pessoais após a ação da Prefeitura. “De manhã avisaram que ia fazer uma higienização do espaço. Retiramos tudo para o outro lado, quando voltei não tinha mais nada. (Levaram) Uma bolsa grande, com roupa e documento”, diz ele. “Se eu estou na rua e a polícia me aborda sem documento, como vai fazer?”.

Robson Alves no Centro Pop; Foto: Cecília França

Leandro Oliveira também não estava na rodoviária no momento da ação. Em vídeo, ele relatou como soube dos fatos.

Vídeo gravado por André Luís Barbosa, do MNPR

Izabela Soares, 20, diz ter perdido roupas, colchão e cobertores. “Não sei o que eles fazem com as coisas, se pelo menos abriram as malas pra ver se tinha documento dentro. Tudo que a gente tinha lá alguém brigou pela gente, foi doação. Isso que me tocou mais”, lamenta.

A CMTU confirma a retirada de alguns desses itens, mas não de documentos e bolsas: “O que ficou para recolher foram colchões, cobertores, roupas jogadas, garrafas pet, caixas de papelão. Não pegamos nenhum pertence pessoal”, diz uma mensagem da companhia encaminhada à Lume pela secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali.

Questionada se colchões não seriam pertences pessoais, ela respondeu que “não seria”.

Conseguimos falar com a assessoria da CMTU no final da tarde de ontem, que nos pediu o contato das pessoas prejudicadas para que a Prefeitura os procurasse. Não conseguimos descobrir, no entanto, o destino dos colchões e cobertores, que, estranhamente, não são considerados por eles como pertences.

Um comentário em “Moradores denunciam retirada de pertences em operação na rodoviária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s