Morte de bailarina em Mandaguari motiva ato público da Frente Feminista de Londrina

Magó Poltronieri foi encontrada morta com sinais de asfixia e abuso sexual

Cecília França -Rede Lume

Nenhuma a menos. Esta frase simples e tão representativa motiva o ato público que a Frente Feminista Londrina realiza hoje, a partir das 15h, no Zerão. O grupo de mulheres pretende denunciar o aumento dos feminicídios no Estado e pedir justiça para o assassinato da bailarina Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó, encontrada morta com sinais de asfixia e abuso sexual em uma estrada rural do município de Mandaguari, no último domingo.

Em 2019 houve aumento de mais de 82% nas notificações de feminicídio no Paraná. Em todo o País, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre 2016 e 2018 foram mais de 3,2 mil mortes e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estima que outros 3 mil casos de feminicídio não foram notificados.

A organização do ato explica que a reunião do grupo já estava marcada, mas a morte de Magó motivou a transformação em um ato público. “Nosso ato se iniciará as 15h, com a roda de capoeira com o Centro Esportivo de Capoeira Angola – grupo a qual Magó era próxima”, detalha.

A bailarina Magó em foto de seu Instagram pessoal

Será realizada uma oficina de cartazes com o objetivo de denunciar o crescente número de feminicídios no Paraná, bem como a posição contrária do grupo a toda e qualquer forma de violência contra as mulheres. “Por Magó, por todas as Marias, Margaridas e tantas outras, por ‘Nenhuma a Menos’, até que sejamos todas livres”, finaliza a Frente.

A Frente Feminista de Londrina surgiu em 2017 e ganhou força em 2018. O grupo é composto por mulheres trabalhadoras e estudantes de coletivos feministas, partidos Progressistas e outras organizações. Em comum, todas se engajam no enfrentamento ao machismo, sexismo, racismo, LGBTQI+fobia e avanço do neoliberalismo e conservadorismo.

Um comentário em “Morte de bailarina em Mandaguari motiva ato público da Frente Feminista de Londrina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s