‘A Marcha da Fake News’ quer levar verdade incômoda para as ruas no Carnaval

Grupo de Londrina abre financiamento coletivo para gravar marchinha que aborda, com ironia, como as notícias falsas moldaram o atual cenário nacional

Cecília França

Quem não recebeu fake news nas últimas eleições brasileiro não é. As notícias falsas tomaram conta da internet durante o pleito, impulsionadas pela instantaneidade dos aplicativos de mensagens, e continuam se alastrando como pólvora. Agora, elas estão prontas para sair das redes sociais para as ruas no Carnaval 2020, com A Marcha da Fake News, composta pelo jornalista e músico Marquinho Gomes, de Londrina. Integrante do grupo de samba Os Beto, Gomes transformou em versos sua inquietação com o cenário nacional e agora busca recursos para gravar a música com seu grupo e a participação da jornalista e cantora Marian Trigueiros.
Saiba como colaborar com a “vaquinha” online

Marian é neta de Marinósio Trigueiros Filho, autor da famosa marcha Cachaça, inspiração para os versos iniciais d’A Marcha da Fake News. “Se você pensa que cachaça é água / Cachaça não é água não” viraram “Você pensa que cachaça é água/ Cachaça é água sim”. E continua: “Minhoca é cobra / mugido é Leão / É verdade / vale tudo para levar a eleição”.

Os versos irônicos da música servem como metáfora para absurdos compartilhados (e exaustivamente desmentidos por agências de fact checking) durante as eleições de 2018, como as mamadeiras eróticas distribuídas em pré-escolas.

Gomes destaca que a distribuição de fake news não cessou com o resultado do pleito, pelo contrário, continua, com adesão de figuras importantes da política, incluindo o presidente Jair Bolsonaro. “Eu conheço gente que acredita em terra plana, em mamadeira de ‘piroca’; que Sérgio Moro é um herói da resistência e que Bolsonaro é uma pessoa inteligente e sensível. Isso estava me incomodando”, conta ele, sobre a motivação para criar a música. Cantarolando Cachaça, veio a ideia de inverter a letra e daí nasceu A Marcha da Fake News.

O músico espera que os versos causem reações nas diferentes vertentes de público. “Espero que cause indignação e raiva em quem discorda deles, quero que se sintam incomodados. E quero que as pessoas que concordam que estamos vivendo uma grande falácia nos ajudem a divulgar e debater isto”.

Conheça a letra d’A Marcha da Fake News

Você pensa que cachaça é água
Cachaça é água sim
Minhoca é cobra
mugido é Leão
É verdade
vale tudo para levar a eleição.

Chegou a fake news oh oho
saiu a fakenews saiu
desfilando na avenida Oh OhO
Fake news – fake news sucesso no Brasil
Fake news – fake news é verdade no Brasil

Você pensa que vai dar certo
Vai dar certo sim
lorota é obra
Bengala é avião
É verdade
vale tudo pra levar a eleição

Chegou a fakenews oh oho
saiu a fakenews saiu
desfilando na avenida Oh OhO
Fake news – fake news sucesso no Brasil
Fake news – fake news é verdade no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s