No interior, Londrina é recordista em mortes pela Polícia

Londrina é a segunda cidade no Estado em número de mortes em confronto com a Polícia, perdendo apenas de Curitiba. Como segunda maior cidade do Paraná, é natural que também esteja no segundo lugar do ranking. Mas a diferença entre o número de mortes em Londrina e nas demais grades cidades do Estado impressiona.

Em 2017, houve 275 mortes em confrontos com agentes de segurança no Paraná, sendo 78, ou 28,3%, na capital. Em Londrina, foram 27 mortes, ou 9,8%. Maringá, que tem uma população 26% menor que a londrinense, registrou apenas 7 casos, número 74% menor. Naquele ano, Cascavel teve 7 mortes do tipo e Ponta Grossa, 4.

Em 2018, foram 327 mortes em confrontos no Paraná, sendo 76, ou 23,2%, em Curitiba, e 23% (7%) em Londrina. Maringá continuou com 7 casos, Cascavel com 5 e Ponta Grosa, com 3.

Já, no primeiro semestre deste ano, o Gaeco contou 162 mortes em confrontos no Estado. A Capital foi responsável por 32 ou 19,7%. E a participação de Londrina no ranking disparou. Com 25 mortes, a cidade foi responsável por 15,4% do total. Maringá, Cascavel, e Ponta Grossa registraram 3, 3 e 5, respectivamente.

As estatísticas são facilmente encontradas no site do Gaeco, mas não há informações disponíveis sobre investigações ou processos abertos sobre esses casos. “Não temos essas informações porque elas ficam espalhadas pelo Estado”, disse o promotor do Gaeco, Leonir Batisti. “Acho que a maioria acaba arquivada porque não é encontrada evidência de ilegalidade”, ressalta.

“Morte do meu filho foi queima de arquivo”, diz professora

“Policiais cumpriram ameaça de matar meu filho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s